Segunda-feira, 23 de Fevereiro de 2015
Teste de filosofia do 11º B (Fevereiro de 2015)

 

 

Eis um teste de filosofia do 11º ano de  escolaridade em Portugal, evitando as perguntas de escolha múltipla em que o aluno coloca um X na hipótese que supõe estar certa, em vez de definir conceitos ou explanar teorias por palavras suas.

 

Agrupamento de Escolas nº1 de Beja
Escola Secundária Diogo de Gouveia, Beja
TESTE DE FILOSOFIA, 11º ANO TURMA B
11 de Fevereiro de 2015. Professor: Francisco Queiroz

 

.”.As categorias são conceitos que prescrevem leis a priori aos fenómenos e, portanto, à natureza como conjunto de todos s fenómenos…Deve, portanto, haver certamente, algo fora de nós a que corresponde esse fenómeno que chamamos matéria. Porém, na qualidade de fenómeno, não está fora de nós, mas em nós como um pensamento.» (Kant, Crítica da Razão Pura).

1) Explique estes pensamentos de Kant.
 

2)  Explique, como, segundo a gnosiologia de Kant, se formam o fenómeno SOBREIRO, o conceito empírico de SOBREIRO e o juízo a priori «Sete mais sete é igual a catorze»-

 

3) Relacione, justificando:

 

A) Realismo crítico de Descartes e obstáculo epistemológico em Gaston Bachelard.

B)Conjecturalismo e falsificacionismo de Popper e método hipotético-dedutivo.

C)Lei da contradição principal, por um lado, e ciências formais, empírico-formais e hermenêuticas, por outro lado. 

 

 

CORRECÇÃO DO TESTE ESCRITO (COTADO PARA 20 VALORES)

1) As categorias são conceitos puros ou a priori, que constituem a «ossatura» do entendimento, o esqueleto do pensamento sobre os fenómenos. Dizer que elas impõem leis aos fenómenos significa dizer que estes - como por exemplo: espiga de trigo, planície, casa - são algo desconexos, espécie de imagens tridimensionais a flutuar na sensibilidade, que recebem «disciplina», leis, inteligibilidade, a partir do entendimento. Exemplo: o fenómeno árvore seria um conjunto de folhas justaposto a um conjunto de raízes e a um conjunto de ramos mas a categoria de unidade do entendimento liga essas diversas partes num todo e a categoria de realidade dá consistência «real» à árvore que vejo. (VALE TRÊS VALORES) O fenómeno matéria - por exemplo, a cadeira ou a janela que vejo ali - está em mim, não dentro do meu corpo físico, mas dentro da minha mente que transcende o meu corpo físico e engloba o mundo visível e palpável corresponde a um objecti incognoscível que é o númeno - note-se que não há cadeira-númeno, toda a cadeira é fenómeno. A cadeira, a mesa, o automóvel, o cão, a sala e outros fenómenos físicos são conjuntos de intuições empíricas, não são reais em si mesmas, são imagens tridimensionais que projecto e isto é idealismo transcendental de Kant (VALE TRÊS VALORES).

 

2) Segundo a gnoseologia de Kant, o fenómeno sobreiro forma-se na sensibilidade, no espaço exterior ao meu corpo físico, do seguinte modo: de '«fora» da sensibilidade, os númenos afectam esta fazendo nascer nela um caos de matéria (exemplo: madeira, ferro, areia, etc, em um magma) que as duas formas a priori da sensibilidade, o espaço (com figuras geométricas) e o tempo (com a duração, a sucessão e a simultaneidade) moldam, fazendo nascer um ou mais sobreiros. O entendimento, com as categorias de unidade, pluralidade, necessidade, confere consistência ao fenómeno sobreiro.

O  conceito de sobreiro forma-se no entendimento, faculdade que pensa mas não sente, do seguinte modo: a imaginação, situada entre a sensibilidade e o entendimento, transporta desde aquela a este as imagens de sobreiro e as categorias do entendimento de pluralidade e unidade recebem as diversas imagens e transformam-na numa só imagem abstracta, o conceito empírico de sobreiro.

 

O juízo «sete mais sete é igual a catorze» é sintético a priori, formado no entendimento com a ajuda das categorias de unidade, pluralidade, totalidade, necessidade e dos juízos puros categóricos, afirmativos e apodícticos, indo buscar à forma a priori do tempo as noções de sete e catorze (VALE QUATRO VALORES).

 

3)A)  O realismo crítico de Descartes sustenta que há um mundo real de matéria independente das mentes humanas e estas o captam de modo parcialmente ilusório: as cores, os sons, os sabores, a dureza, os sons (qualidades secundárias) não existem nas árvores, nas montanhas e em outros objectos fora de nós, só existem na nossa mente atingida, nos orgãos dos sentidos, por partículas vibratórias exteriores que nos fazem ver vermelha uma rosa que, de facto, é incolor; os tamanhos, as formas, a extensão são reais, são as qualidades primárias, reais, objectivas, dos corpos. O obstáculo epistemológico em Bachelard é todo o entrave ao conhecimento científico: a primeira impressão,  o realismo natural ( o mundo exterior como parece ser: o céu é azul, o mármore é frio, etc, o preconceito do senso comum, a falta de tecnologia apropriada (exemplo

Ora as cores, sons, cheiros, peso, sensação de duro ou mole, frio ou calor seriam para Descartes obstáculos epistemológicos porque são ilusões da mente. (VALE QUATRO VALORES).

 

3-B) O conjecturalismo é a teoria de Popper segundo a qual as teorias das ciências empíricas, as leis induzidas, não passam de suposições, de hipóteses falíveis, pois é impossível verificar todos os casos concretos correspondentes a dada lei ou tese. Assim, por exemplo, a tese de que o átomo de enxofre tem 16 electrões é uma mera hipótese e não uma verdade indiscutível. O falsificacionismo é a teoria de Popper segundo a qual uma teoria «científica» deve ser falsificada, posta em questão, através de testes experimentais rigorosos e de discussão racional, e ser aceite provisoriamente enquanto resistir a esses testes. O método hipotético-dedutivo baseia-se na indução amplificante, inferência que Popper não aceita como válida, e tem quatro fases: observação, hipótese, dedução da hipótese e confirmação ou não. (VALE TRÊS VALORES)

 

3-C)  A lei da contradição principal estabelece que um sistema de múltiplas contradições pode ser reduzido a uma só, agrupando num polo algumas dessas contradições e no outro as restantes. Assim, no campo das ciências, podemos dividi-las em formais a priori e não formais ou formais a posteriori:  de um lado, a matemática, a lógica formal e a dialéctica, ciências abstractas e lógicas, que não precisam dos factos empíricos, por isso são a priori; do outro lado, as ciências empírico-formais, como a química, a física e a biologia, que formulam leis necessárias, e as ciências hermenêuticas ou sociais, como a economia, a psicologia, a história, a antropologia, que formulam leis estatísticas e comportam interpretações altamente subjectivas (hermenêutica). (VALE TRÊS VALORES).

  

www.filosofar.blogs.sapo.pt
f.limpo.queiroz@sapo.pt

 

© (Direitos de autor para Francisco Limpo de Faria Queiroz)

 



publicado por Francisco Limpo Queiroz às 22:56
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Janeiro 2024
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


posts recentes

5 de Janeiro de 2024: a i...

Área 2º-4º do signo de Es...

15 a 18 de Novembo de 202...

13 a 16 de Novembro de 20...

Lua em Peixes em 10 de Ma...

6 a 7 de OUTUBRO DE 2023 ...

Plutão em 28º de Capricór...

11 a 13 de Setembro de 20...

Islão domina Europa e Ale...

Pão branco melhor que o i...

arquivos

Janeiro 2024

Dezembro 2023

Novembro 2023

Outubro 2023

Setembro 2023

Agosto 2023

Julho 2023

Junho 2023

Maio 2023

Abril 2023

Março 2023

Fevereiro 2023

Janeiro 2023

Dezembro 2022

Novembro 2022

Outubro 2022

Setembro 2022

Agosto 2022

Julho 2022

Junho 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Julho 2021

Junho 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Junho 2020

Maio 2020

Abril 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Julho 2019

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

tags

todas as tags

favoritos

Teste de filosofia do 11º...

Suicídios de pilotos de a...

David Icke: a sexualidade...

links
blogs SAPO
subscrever feeds