Sexta-feira, 12 de Julho de 2019
Reflexões de circunstância em Julho de 2019.

 

FERNANDO PESSOA DISSE: «O MELHOR DO MUNDO SÃO AS CRIANÇAS». Mas este é o lema dos satanistas de Hollywood que matam e comem crianças na véspera ou no dia de Natal para honrarem Lúcifer ou Moloch. E Fernando Pessoa era amigo de Aleister Crowley, o maior satanista da primeira metade do século XX, com quem se encontrou em Cascais em 1930. Não, o melhor do mundo são as mulheres doces e meigas, autónomas e inteligentes.

 

DECLARAR-SE APAIXONADO A UMA MULHER É MATAR O AMOR. O anúncio, a palavra, destrói a sacralidade do sentimento cuja essência é paixão. Deve-se beijar de repente e nada dizer. É o momento só, nada mais.O verdadeiro amor só dura um instante - de cada vez.

 

TODO O HOMEM HETEROSSEXUAL PODE APAIXONAR-SE POR VÁRIAS MULHERES AO MESMO TEMPO. Porque a Beleza, como Arquétipo, como Ideal, é una e uma só, embora se disperse por diferentes corpos femininos.

 

NÃO EXISTE UMA PONTE ENTRE O DESEJO SEXUAL E A AMIZADE POR UMA PESSOA. São duas margens do rio distantes entre si, que se contemplam mutuamente. Essa ponte, a existir, chamar-se-ia amor mas depressa naufragaria nas águas do rio.

 

A AMORTALIDADE E A MASCULINIZAÇÃO DA MULHER. Madrugada de 11 de Julho de 2019. Após assistir à peça de teatro «Há beira na revolta», corporizada por dois extraordinários actores de 28 e 31 anos de idade, Roberto Querido e Tiago, converso com amigos na Nora de Serpa, um recanto arquitectónico de grande beleza encimado por um velho aqueduto. Mónica, muito inteligente e culta, diz: «Tenho dificuldade em me adaptar às modas actuais. As pessoas parecem viver num estado de amortalidade (definição de amortais: seres que nunca nasceram e por isso não podem morrer): se têm 50 anos têm de parecer ter 40 graças à cirurgia estética, ao trabalho de ginásio, à maquilhagem, aos implantes capilares, se têm 40 têm de parecer ter 30 anos, se têm 30 querem ter aparência e o corpo físico de 20. A libertação da mulher dá-se ou deu-se mas a mulher está confusa quanto às suas atitudes e, em vez de amadurecer dentro da feminilidade, masculiniza-se, imita o homem. Homens e mulheres são diferentes no amor, se é que este existe: para os homens a atração física é preponderante, por isso as mulheres têm prazo; para as mulheres a atração física pelo homem conta em menor grau, os homens não têm prazo, elas gostam do melhor homem num dado campo social (o melhor atleta, o melhor a contar histórias, o melhor dançarino, o mais rico economicamente, o melhor aluno, o que melhor se veste, o melhor cozinheiro, etc.) Hoje há muitas coisas são apenas fachada: o PAN com a sua propaganda ecologista e «contra as touradas», a comida vegan, os namoros e «amores» propagandeados no FB e no twitter, não acredito em nada disso.»

 

A VIDA CULTURAL E ARTÍSTICA EM BEJA E SERPA É MUITO MAIS RICA QUE EM BRAGANÇA, VILA REAL DE TRÁS OS MONTES, LAMEGO, AMARANTE E NA MARINHA GRANDE, BOMBARRAL E EM QUASE TODO O LITORAL DE PORTUGAL. Uma amiga da Marinha Grande diz-me: «Beja tem muito mais vida cultural do que a Marinha Grande, terra de operários vidreiros, e onde a biblioteca municipal não tem o ritmo de criação artística e cultural que tem a biblioteca municipal de Beja. Lá não há nada, não há grupo de teatro, aqui em Beja temos o Lêndeas de Encantar, a Chacotina, o grup...o teatral da Gisela e em Serpa o grande Baal 17, companhia de teatro que promove desde há 20 anos o Noites na Nora, ciclo de espectáculos em Julho de cada ano e a Musibéria de Serpa, espaço de música selecta e dança artística». E temos em Beja o teatro Pax Julia, o café /loja ecológica A Pracinha, o espaço Os Infantes e outros lugares de eventos musicais e culturais. Se vives em Beja e tens bom salário, dá-te por feliz, tens muita oferta de convívio e espectáculos. O bilhete de cinema é barato: 3 euros no Pax Julia. E não tens a gentrificação (expulsão dos moradores pobres ou idosos do centro histórico) que há em Lisboa e Porto. Beja é, de certo modo, o umbigo do mundo, o centro cósmico onde o Menino Jesus vive escondido e se reza pela salvação da humanidade e a expulsão dos reptilianos deste planeta.

 

O PAX JULIA INDICADOR MICROCÓSMICO DO ANDAMENTO DO MUNDO. 9 de Julho de 2019. O teatro Pax Julia, em Beja, exibe em sessão única o filme PAVAROTTI, sobre a vida do grande tenor ITALIANO falecido a 6 de Setembro de 2007 (dia em que o 1º ministro José Sócrates completou 50 anos de idade) e, neste mesmo 9 de Julho, o ministro ITALIANO do Interior, Mateo Salvini, um patriota anti imigração, anuncia o encerramento do Centro de Acolhimento para Requerentes de Asilo (C.A.R.A) em Mideo, na Sicília, dizendo que se tornara um domínio da máfia nigeriana que aí promovia a chantagem com imigrantes, a prostituição e o tráfico de drogas.

O microcosmo (Teatro Pax Julia) é o espelho do macrocosmo (a Europa, o mundo inteiro) neste caso com o tema ITÁLIA.

 

ESPANHA SOB O PENTAGRAMA. O número 5 simboliza estruturas vivas, movimento. Espanha está sob este signo desde as eleições de 26 de Maio: dois partidos principais à esquerda (PSOE e Unidos Podemos) três partidos principais à direita ( Ciudadanos, PP e VOX). Vox, a direita nacional anti UE, pode favorecer as esquerdas como deve acontecer na eleição do alcaide de Madrid: o partido de Abascal, classificado como «extrema direita» pela imprensa sujeita ao Bilderberg Group, não vai votar em Isabel Sánchez Ayuso, candidata do PP à câmara municipal de Madrid. O 5 faz girar a sociedade e as ideias, é um número sagrado que pode ser usado como pentagrama invertido pelas forças da obscuridade.

 

NÁDIA E OS MEUS PARADOXOS. 8 de Julho de 2019. Nádia, uma amiga que apoia o movimento LGBTI, faz notar o meu paradoxo: por um lado, lido bem com as pessoas gays, lésbicas e transexuais, algumas são minhas amigas - e as minhas máscaras de carnaval também atestam isso, a defesa da diversidade, da fantasia - e por outro lado escrevo textos em que rejeito a cultura gay/lesbiana/ bissexual invocando razões metafísicas, o «risco de ir parar ao Inferno», ou biológicas, «o risco do sexo anal». Racional e condescendente, ela diz: «O que conta é a ação, mais do que os princípios. Mas um dia temos de aprofundar a conversa e descascar as camadas dessa cebola que é a personalidade do Francisco...»

 

SOMOS MAIS LIVRES EM PORTUGAL DO QUE EM CUBA COMUNISTA. 6 de Julho de 2019. À porta da Nora de Serpa, onde vai haver espectáculos musicais, um habitante de Serpa diz-me: «Vivi 23 anos em Cuba. Os escapes dos cidadãos cubanos são a música e a pintura. Muitos recebem dinheiro dos parentes exilados em Miami. Em cada bairro há um Comité de Defesa da Revolução que, quando lhe apetece, corta a energia eléctrica a uma casa onde viva um opositor ao regime comunista. E há a polícia política que prendeu muita gente aquando das visitas dos papas João Paulo II e Bento XVI para que não houvesse denúncias públicas da falta de liberdades em Cuba. O meu sogro trabalha numa cooperativa agrícola, entregam toda a colheita ao Estado e este paga-lhes mal». Penso: os trabalhadores portugueses são menos explorados que o proletariado e os intelectuais cubanos e têm mais liberdade. O marxismo-leninismo é para deitar fora. Viva a democracia parlamentar, abaixo a ditadura social-fascista cubana!

 

PORQUE RAZÃO AS MULHERES MUITO BELAS SÃO, EM REGRA, MAIS INFELIZES DO QUE AS OUTRAS? Porque são como mel atraindo um enorme enxame de «abelhas», isto é, de seres masculinos. O alto nível de vibração que criam em torno delas não as deixa tranquilas e caem na tentação de mudar de parceiro porque «a galinha da minha vizinha é mais bonita do que a minha». Veja-se o caso de Marilyn Monroe, tida nos anos 50 como «a mais bela mulher do mundo»: acabou em suicídio ou.. homicídio pelos serviços secretos dos EUA.

 

JEJUAR FAZ BEM. 6 de Julho de 2019. A nós, os cidadãos da classe média, bem alimentados em quantidade e com desvios em qualidade (excesso de sal, doces, carnes vermelhas, peixes de viveiro, etc.) faz bem jejuar 24 horas por semana ou por quinzena, isto é, não comer nada durante 24 horas e de líquidos só água ou um sumo natural de laranja. Hoje estou a cumprir essas 24 horas de jejum. A minha última refeição foi às 14 horas de ontem - o jejum iniciou-se às 17 horas - e pelas 22.30 de ontem, na Nora de Serpa, no espectáculo do Baal 17 bebi um sumo de laranja. O jejum diminui o risco de AVC e de infartos de miocárdio porque elimina toxinas, gorduras indesejáveis e rejuvenesce.

 

CUIDADO COM A OFERTA DE APARELHOS AUDITIVOS. Elas andam aí, as empresas capitalistas de aparelhos auditivos sob pretexto humanitário a oferecer por um preço mínimo os seus aparelhos a introduzir no ouvido. Cuidado! Em 2009, fiz um teste de audição com uma dessas empresas em Beja e, no dia seguinte, passei a sofrer, durante meses, de água no ouvido interno, uma sensação desagradável que nos faz ouvir a voz dos outros como se estivessem muito distantes. Essencial é levar fones anti ruído para os concertos musicais e discotecas onde o som é muito alto e causa surdez progressiva e imperceptível.

 

BEJA MASCARA O DESPOVOAMENTO. 4 de Julho de 2019. Sento na esplanada do Luís da Rocha. Francisco comenta: «O Alentejo está a perder população autóctone. Diz-se que uma vaga de imigração é necessária para que o campo e as aldeias não fiquem ao abandono. Beja também ter perdido habitantes que vão viver para a Grande Lisboa, Algarve ou estrangeiro mas mascara ou compensa essa perda com a vinda de habitantes das aldeias do concelho que passam a viver na cidade, alugam ou compram casa aqui onde há vida cultural e artística quotidiana, bares, etc. »

 

PORQUE RAZÃO UM TIPO COM A MINHA IDADE APRECIA MUITO AS «MIÚDAS» DE 22 A 30 ANOS DE IDADE BELAS E CULTAS? Porque elas são um elixir da longa vida (desde que não exigam o nosso poder de penetração todas as noites) e podemos regressar à idade de oiro do amor-paixão. É tudo uma questão de sobrevivência, de esticar as hormonas até onde for possível.

 

O MICROCOSMO (CINE PAX JULIA) É O ESPELHO DO MACROCOSMO (A EUROPA, O MUNDO). Em 2 de Julho de 2019, o teatro Pax Julia em Beja exibe em sessão única o filme « BERLIN, I love you» no dia em que Ursula Van Der Leyen, conservadora ALEMÃ (evoca: BERLIM) é eleita presidenta da Comissão Europeia. Beja marca o destino do mundo como um micro relógio...

 

www.filosofar.blogs.sapo.pt

f.limpo.queiroz@sapo.pt

© (Direitos de autor para Francisco Limpo de Faria Queiroz)

 

 



publicado por Francisco Limpo Queiroz às 01:45
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Dezembro 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


posts recentes

Daniel Estulín: 2014 é o ...

Dicionário de Filosofia e...

Áreas opuestas 13º-14º de...

Grado 0 del signo de Capr...

Livro «Astrología y Guerr...

O Bloco de Esquerda serve...

27 y 28 de noviembre de 2...

Áreas 4º-8º del signo de ...

Áreas 16º-19º de Sagitári...

Sincronismo de Franco com...

arquivos

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Julho 2019

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

tags

todas as tags

favoritos

Teste de filosofia do 11º...

Pequenas reflexões de Ab...

Suicídios de pilotos de a...

David Icke: a sexualidade...

links
Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds