O Chi é a energia luminosa e positiva que circula em curvas e contracurvas dentro e fora das casas e cidades, e o Shar ou Cha é a energia negativa, desagradável, composta de «flechas» rectilíneas segundo o Feng Shui. Escreve Richard Craze:
«Se o Chi flui depressa demais pela sua casa, causará subversão e sentimentos de cólera; se é demasiado lento estagna, originando letargia e depressão. O Chi gosta de fluir suavemente por espaços livres, e se a sua casa estiver cheia de tralha e de zonas desarrumadas, ficará confuso e desconcentrado. O Chi gosta de harmonia e beleza, de limpeza e de equilíbrio». (Richard Craze, Vida Nova Feng Shui, a arte chinesa de viver em harmonia com o que nos rodeia, Editorial Estampa, pág.26).
«. Se a sua casa estiver voltada para um cemitério ou fábrica, um pequeno espelho posicionado para refletir o shar melhora o Chi que entra no seu lar. Todas as zonas e cantos escuros da casa podem ser animados com bons candeeiros mas não devem ver-se lâmpadas.» (ibid, pág 27).
Livraria online de Filosofia e Astrologia Histórica