O que é a ciência? É uma interpretação do mundo e da vida, baseada em factos empíricos mas também na imaginação e na matematização. Por isso, a incerteza flutua em grau variável em cada doutrina científica.
Um praticante de medicina integrativa diz-me:
«A maneira de curar o cancro é jejuar para matar as células cancerígenas à fome. Há diabéticos que não sabem que o são: as análises laboratoriais não abrangem a pectina, hormona da sede, e a leptina, hormona da fome. Não cozinho em panela de pressão porque a pressão elevada desvitaliza e destrói os alimentos. O Inox é superior ao alumínio, este é tóxico, mas alimentos deixados em púcaro ou tacho Inox azedam de um dia para o outro. O Dr. Manuel Pinto Coelho é travado pelos colegas quando alude aos factores de transferência, substâncias em comprimidos que dão inteligência às células sãs para combater as cancerígenas. Eu como apenas duas vezes ao dia para não inundar de insulina, que é ácida, as células. Estas não reconhecem a frutose, e obrigam o fígado a grande esforço de transformar a frutose em glicose que alimenta as células, daí que não se deve comer mais que uma ou duas maçãs por dia. Comer três vezes ao dia não é aconselhável. O meu almoço é às 16 ou 17 horas e deito.me entre as 21 e as 22 horas. E tenciono comer apenas uma vez ao dia. A melhor proteína animal é o ovo cozido. O colesterol devido a ovos é um mito. Não se deve comer açúcar, mel, farinha de trigo e soja, estas são transgénicas, e não se devem comer todos os cereais e laticínios porque favorecem o cancro, são inflamatórios, tal como o alcool e o café. No entanto, um copinho de vinho no final da refeição ajuda a digestão. Eu compro frango e perú crús, e peixe, no supermercado, e cozinho-os em casa. A comida industrializada, com os seus conservantes e molhos, é inflamatória do intestino, fígado, rins, bexiga, próstata, de todo o organismo. O ferro obtém-se comendo verduras cruas.»
Que pensar de tudo isto? Muitos médicos recomendam o regime vegetariano para curas de doenças autoimunes mas não é o caso deste. Que certezas há na ciência da nutrição curativa e saudável?
Livraria online de Filosofia e Astrologia Histórica