A área 16º-19º do signo de Sagitário activa, em regra, o movimento operário e pequeno burguês de esquerda na cidade e concelho de Beja.
Em 8 de Dezembro de 1908, com Sol em 15º 31´/ 16º 32´ do signo de Sagitário, é inaugurada em Beja a Escola Democrática Aresta Branco após um grande comício republicano no quintal do Hotel Vista Alegre com a presença de Brito Camacho e Bernardino Machado.
Em 8 de Dezembro de 1910, com Sol em 15º 1´/ 16º 2´ do signo de Sagitário, forma-se a Associação de Classes Mistas dos Operários Bejenses.
Em 27 de Outubro de 1917, com Vénus em 17º 21´/ 18º 29´ de Sagitário, os alunos do liceu Fialho de Almeida, em Beja, entram em greve pelo que o governo de Afonso Costa encerrará a escola por 10 dias.
A área 3º-10º do signo de Peixes activa, em regra, o movimento operário e pequeno burguês de esquerda na cidade e concelho de Beja.
De 6 a 8 de Março de 1920, com Úrano em 2º 26´ / 2º 36´do signo de Peixes, eclodem greves em Beja, dos funcionários públicos, no dia 6, e dos operários de construção civil e funcionários da água, limpeza e iluminação do município de Beja.
Em 16 de Dezembro de 1922, com Marte em 3º 16´/ 4º 0´ do signo de Peixes, tem início, em Évora, o 5º Congresso dos Trabalhadores Rurais, hegemonizado pelos anarco-sindicalistas que aprovarão a tese da socialização das propriedades agrícolas e no qual o anarquista Gonçalves Correia, residente em Beja, apresenta a comunicação "A felicidade de todos os seres na sociedade futura".
Em 1 de Janeiro de 1962, com Quirón em 3º 5´/ 3º 8´ de Piscis, de madrugada, descoordenados entre si, um grupo de civis chefiado por Manuel Serra e um grupo de militares chefiado pelo capitão Varela Gomes assaltam e ocupam o Regimento de Infantaria 3, quartel de Beja, num intento de derrubar Salazar, mas o segundo comandante major Calapez fere gravemente a tiro Varela Gomes e dispara no escuro, durante horas, havendo 3 mortes, entre elas a do subsecretário do exército Jaime da Fonseca, que se deslocara a Beja de manhã, e o golpe revolucionário fracassa, não chegando a entrar em acção, como chefe do golpe anti-salazarista, o general Humberto Delgado, escondido numa casa da Rua Ancha da capital do Baixo Alentejo.
www.filosofar.blogs.sapo.pt
© (Direitos de autor para Francisco Limpo de Faria Queiroz)
Livraria online de Filosofia e Astrologia Histórica