Diversos autores supõem que a dedução é extra-experiencial , isto é, a priori, o que não é rigorosamente verdade. E isso leva-os ao seguinte dualismo simplista e falacioso: «os argumentos dedutivos estão fora da experiência, os não dedutivos estão imersos na experiência».
O manual de filosofia «Razão e Diálogo» de J.Neves Vicente, da Porto Editora, adopta a seguinte classificação de tipos de argumentos não indutivos (pag.98):
»1.Argumentos linguísticos
2. Argumentos quase lógicos.
3. Argumentos empíricos
4.Argumentos fundados em lugares comuns
5.Argumentos que apelam a motivos e sentimentos
6.Outros argumentos e manobras falaciosas.»
É uma classificação confusa. A dedução implica, na maioria dos casos, premissas e argumentos empíricos, como por exemplo, a seguinte dedução:
«Os diabéticos baixam a taxa de açúcar no sangue ao receberem insulina. Ontem, o João, diabético, com crise de hiperglicemia, recebeu insulina. Em conclusão, a taxa de açúcar no sangue de João deve ter normalizado».
Este é um raciocínio dedutivo com uma componente indutiva, empírica. Alguém pode negar que esta dedução possui uma vertente empírica? Não se constituiu inteiramente a priori: a sua matéria é a posteriori, ainda que a sua forma possa ser a priori.
f.limpo.queiroz@sapo.pt
(Direitos de autor para Francisco Limpo de Faria Queiroz)
Nota: Já está à venda o livro do autor deste blog «Astrología y Guerra Civil de España» (preço: 17,90 euros), com 8 gravuras histórico- astronómicas essenciais para historiadores e amantes da astrologia. Locais de Venda: em Lisboa, nas livrarias FNAC Chiado, Portugal e Sá da Costa; em Sevilla, nas librerías Beta, El Giraldillo e Maymen.Também pode solicitar-nos o livro ao mesmo preço, sem custos de envio pelo correio (para Portugal e Espanha), para o e-mail acima. Pode ainda solicitar-nos os livros de nossa autoria «Ciclos Astrológicos na História de Portugal- Os ciclos de Úrano» (20,00 euros) e «As Repúblicas de 1910-1926 e 1974-1990, Analogia Histórica, Astronómica e Astrológica» (20,00 euros). O estudo da História Social e Política através das coordenadas astronómicas corrobora a tese da predestinação...
Livraria online de Filosofia e Astrologia Histórica