Habitualmente, considera-se o acaso e o livre-arbítrio como coisas distintas. O acaso é a casualidade, a ocorrência imprevista ou imprevisível com que o livre-arbírio se depara e que desafia este. Exemplo: por acaso, um homem ganhou um prémio da lotaria o que coloca o seu livre-arbítrio em posição de decidir se deve comprar uma casa nova ou guardar o dinheiro no banco.
Este é um acaso exterior ao livre-arbítrio. Mas existe um acaso interior ao livre-arbítrio: por exemplo, se ao preencher o boletim do euromilhões hesito entre colocar a série 5,12,19, 27, 48 ou a série 3,13,33, 38, 50 faço uma escolha ao acaso.
Portanto, há um acaso interno ao livre-arbítrio que joga no momento de este se exercer. A liberdade contém sempre uma certa dose de imprevisibilidade (acaso).
© (Direitos de autor para Francisco Limpo de Faria Queiroz)
Livraria online de Filosofia e Astrologia Histórica