Kant definiu, de modo imperfeito,doze categorias ou conceitos puros do entendimento que permitem moldar e pensar os fenómenos. Como categorias da relação colocou:
Inerência e subsistência
(substantia et accidens)
Causalidade e dependência
(causa e efeito)
Comunidade
(acção recíproca entre
o agente e o paciente)
(Kant, Crítica da Razão Pura, página 111, Fundação Calouste Gulbenkian).
E como categorias da modalidade Kant definiu as seguintes:
Possibilidade-Impossibilidade
Existência - Não-existência
Necessidade-Contingência.
Por que razão sendo a necessidade a lei de causa-efeito uniforme e infalível não figura nas categorias da relação, junto da causa-efeito, mas sim nas da modalidade? A causa-efeito é género e a necessidade - as mesmas causas produzem sempre os mesmos efeitos nas mesmas circunstâncias - é uma sua espécie. Outra espécie deste género causa-efeito é a contingencialismo ou indeterminismo - nas mesmas circunstâncias, as mesmas causas não produzem sempre os mesmos efeitos.
Era pois mais lógico que Kant tivesse enunciado umas categorias da regularidade ou da causalidade que seriam:
Causa-efeito.
Causa-efeito uniforme e infalível (necessidade),
Causa-efeito falível (contingência).
Kant não possuía um pensamento completamente dialético em matéria de categorias do entendimento que permitisse arrumar estas de forma perfeitamente racional..
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